• Cadu Ferreira

E esse lance da marca ter seu próprio influenciador hein?

A Casas Bahia remodelou o Baianinho e ele agora é influenciador, ou não é bem isso?


Levei esta reflexão para o Instagram, logo quando o 'CB' foi anunciado e trago aqui esta questão para estendermos a conversa.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Primeiramente, preciso esclarecer que ninguém chega como influenciador em lugar nenhum. Ele surgiu no post das @casasbahia como se fosse a remodelagem do Baianinho e se irá influenciar alguém é outra questão. Não é porque uma marca coloca um rosto nas suas campanhas, que aquele rosto passará a ser influenciador de algo, ele poderá ser o garoto propaganda apenas. Isso só o tempo irá dizer.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

▫ Mercado:

Como grande concorrente, temos o @magazineluiza com a pioneira Lu, do #Magalu. Ela é a maior influenciadora virtual de marca, do mundo. Deu certo. Tem um time muito participativo no mercado de influência e o Magazine está sempre como referência também no digital. Tô sempre de olho!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

▫ Humanização aproxima:

Algo que não me soou bem foi o nome do personagem: CB. Enquanto o #Baianinho tinha suas características caricatas de uma região brasileira, este novo vem com a abreviação da marca, CB. Não diria que foi a melhor escolha no quesito aproximação por humanização da marca. E se fosse por exemplo, Cebê? Meio virtual, ainda com leitura da marca, mas não tão descarado.

⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

▫ Custo de formato:

Ter um personagem como a Lu do Magalu não é barato. O sincronismo de fala do CB mostrou que talvez o Estúdio Miagui não tenha tido o investimento suficiente para que o lypsinc (sincronia labial), convença. Ainda precisa de mais horas de trabalho.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

▫ Me segue! ❌

O anúncio do personagem foi no Instagram da marca, com indicativo ‘Siga o CB em [arroba da marca]’. Se a peça estava dentro do próprio Instagram da marca, a mensagem poderia ser outra. Material válido para outras contas, mas não para o próprio perfil dele.


O vídeo que anunciou o personagem:



⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Por fim,

✅ Vejo que é super válido testar novos formatos, até quando temos o #Magalu dando tantos resultados com sua personagem virtual. Mas vejo que ainda falta muito para ele ser um influenciador, se é que esse era o propósito.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Espero que ele tenha seu espaço e que assim como tudo nessa vida, cresça e seja aprimorado.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

E você? O que achou? 👇

Link [aqui] da publicação lá no Insta, para continuarmos a conversa.